COMPARTILHAMOS

Cada pessoa pode usufruir dos seguintes saberes/serviços compartilhados pela Coop 99:

 1. ENTIDADE LEGAL COM CONTABILIDADE ORGANIZADA E SISTEMA DE FATURAÇÃO PARTILHADOS 

Todas as pessoas cooperadoras podem criar os seus projetos profissionais, produtos, ou negócios através da estrutura legal da cooperativa, dentro de cada um dos 7 setores; assim, todas as cooperadoras efetivas têm direito a usar o programa de faturação da cooperativa e a dispor dos serviços de contabilidade organizada. Todas podem também, estabelecer Acordos de Trabalho Cooperativo (equiparados a contratos por conta de outrem) para si e para outras pessoas colaboradoras e conquistar mais direitos sociais e de saúde. Manda-nos um e-mail com a tua ideia e as tuas necessidades.

2. GABINETE DE APOIO À CRIAÇÃO DE NEGÓCIO

Todas as pessoas podem usufruir do trabalho de uma equipa técnica que garante um espaço de partilha de competências de apoio à criação e/ou a otimização dos negócios ou projetos de cada pessoa cooperadora.

Dentro deste oferecer-se-á:

  • Apoio na conceção do plano de negócios de cada pessoa;
  • Apoio à apresentação de propostas e candidaturas a fundos nacionais e internacionais, públicos e privados;
  • Consultoria financeira;
  • Apoio jurídico;
  • Design de comunicação, imagem e desenvolvimento de produto;
  • Website com plataforma e-commerce.

3. FORMAÇÃO

As pessoas cooperadoras podem usufruir das verbas destinadas pela Coop 99 para formação. Todas as pessoas estão a aprender e a enfrentar desafios constantes ao longo da vida, aqui na Coop 99, a diferença é que podes partilhar o que sabes, assim como as tuas dúvidas e vulnerabilidades com as outras pessoas cooperadoras e, em conjunto, procurar respostas, caminhos ou soluções. Participa nas Assembleias e partilha as tuas ideias e necessidades, estamos aqui para ti.

 

4. ESPAÇO COWORK E MULTIUSOS

Na sede existirá espaço disponível para cada pessoa poder trabalhar; haverá um preço mensal por m2 (taxa de utilização) no caso da pessoa precisar de um espaço fixo e regular (secretária, gabinete, ou outro); e haverá também a possibilidade de usar um espaço amplo para a organização de aulas diversas, concertos, eventos, … com valor e taxa de utilização ajustado. Através da Coop 99 cada pessoa pode também alugar outros espaços que necessite para o desenvolvimento das suas atividades profissionais. Fala conosco, ou envia um e-mail para geral@coop99.pt e conta-nos as tuas necessidades.

 5. COZINHA 

Uma cozinha que pode ser usada por todas as pessoas cooperadoras, por ex. podes usar o micro-ondas para aquecer refeições que trazes de casa ou usar a cozinha para garantir apoio à organização dos eventos que organizes na Coop 99. Garante a confecção de algumas refeições, como sopas, tostas e sumos, aplicando o princípio do desperdício zero e de menu sazonal, a preços justos, para quem trabalha no cowork e restantes pessoas cooperadoras; pretende-se, reduzir o desperdício alimentar através do consumo interno dos produtos em fim de validade da loja e reduzir o uso de embalagens.  

6. TRANSPORTE

Estamos a tentar adquirir um carro elétrico ou híbrido que possa servir todas as pessoas cooperadoras para transportar os seus produtos e participar por ex. em feiras e festivais, em troca de uma taxa de utilização à hora/km. Também estamos a procurar bicicletas para disponibilizar nos mesmos moldes e a pensar num esquema de boleias, com vista à promoção da redução de emissões de CO2 e a coletivização de recursos. Em breve divulgaremos mais informações; podes acompanhar as reuniões semanais e mensais e ajudar a pensar em soluções.

7. LOJA E GRUPO DE CONSUMO 

A loja é a “montra comum” onde se expõem os produtos e produções de todas as pessoas cooperadoras efetivas e prossumidoras. Será um dos nossos cartões de visita in vivo já que permite vender de forma direta aos consumidores finais (outras cooperadoras ou comunidade externa) e ser um ponto de encontro entre todas as pessoas; venderá diversos produtos como: hortícolas (produção agrícola local e ecológica), pão, cerveja artesanal, azeite, mas também, cosmética, ilustrações, candeeiros, plantas, vestuário, etc., baseados na produção e consumo consciente, o mais local, ecológico e justo possível.

8. RECURSOS MATERIAIS DIVERSOS

Porque é que cada pessoa tem que ter todas as ferramentas ou equipamentos necessários à sua atividade profissional se podemos partilhar e dividir despesas e esforços? Projetor, colunas, instrumentos musicais, materiais de cozinha, ferramentas, entre muitos outros, poderão ser requisitados e partilhados. Ajuda-nos a preencher esta lista (aqui) onde se divulga o que temos disponível e as necessidades de algumas pessoas; se tiveres coisas a partilhar com outras pessoas ou precisares de algum material em especial, por favor manda-nos um email ou passa pela loja.

Lista de materia disponível:

  • Projetor multimédia
  • PC
  • Colunas
  • Mesa de som
  • Eletrodomésticos